A primeira etapa do projeto “FORTALECIMENTO DA REDE NACIONAL DE APOIO À ADOÇÃO E CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA”, denominada Mobilização, prevê a aplicação de um questionário para diagnosticar a atual situação das políticas públicas de convivência familiar e comunitária, sobre a situação das crianças e adolescentes institucionalizados e os problemas recorrentes da exclusão do convívio familiar nas 27 (vinte e sete) Secretarias de Estados das unidades federativas do Brasil.

Simultaneamente, ficará disponível na página eletrônica um questionário aos grupos de apoio de adoção para, também, complementar a pesquisa.


A partir da sistematização das respostas será realizado um seminário à distância, por meio de uma sessão de videoconferência no mês de maio de 2013, com data ainda a definir, para:

  • Levantamento sistemático e discussão dos dados e demandas de cada Unidade Federativa sobre o problema da institucionalização prolongada de crianças e adolescentes, excluídos do convívio familiar, atuação dos grupos de apoio à adoção e estratégias de conscientização e flexibilização do perfil adotivo.
  • Elaboração de um pacto social para expressar o comprometimento do Sistema de Garantia de Direitos em formulação de políticas públicas de convivência familiar e comunitária;

Participará desta fase, toda a rede de apoio à adoção e convivência familiar e comunitária, através das Assembleias Legislativas sediadas nas capitais das unidades federativas. O seminário acontecerá em maio e maiores informações serão postadas em breve. Para participar, é preciso se inscrever através do link inscrições, no campo específico.

A inscrição para a Mobilização será realizada no período de 10 a 28 de abril de 2012, através do próprio hot site (www.aconchegodf.org.br/enapa2012).

As respostas do referido Questionário serão debatidas na segunda fase do programa, ao longo do 17º ENAPA, durante a oficina “Políticas Públicas de Convivência Familiar e Comunitária”, coordenada pela Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas a colaborar nas lacunas e dificuldades relatadas pelos Estados.

Utiliza o Wordpress