Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Caminhos para Adoção

Em 2009, o ACONCHEGO com o apoio da 1ª. Vara da Infância de Juventude e do Ministério Público, ambos do DF, foi selecionado pelo programa Criança Esperança/UNESCO para executar o projeto CAMINHOS PARA ADOÇÃO. Este projeto estruturou-se a partir de três focos:

  • A Preparação de famílias para adoção;
  • O Apoio e o Acompanhamento de famílias no antes, durante e depois da adoção, de crianças maiores de 3 anos de idade [Adoção Tardia];
  • A capacitação de profissionais para a preparação de crianças e de adolescentes para a adoção.

Como resultado, foram capacitados 201 pretendentes à adoção. Uma média de 20 pessoas frequentaram, mensalmente, os grupos de Adoção Tardia, e cerca de 84 profissionais da Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente fizeram o curso de Capacitação para Profissionais.

O resultado mais positivo do projeto foi a não ocorrência de devolução de crianças e adolescentes em processos de guarda, com as famílias que participaram das atividades no período da execução do projeto, fato que vinha acontecendo com certa frequência. Mesmo após a execução do projeto, o Aconchego permaneceu acompanhando essas famílias, e, até o momento, não se conhece nenhum caso de devolução dentro daquelas famílias que foram preparadas para a adoção durante o projeto.

Equipe

  • Maria da Penha Oliveira Silva (Coordenação)

 

Informações

Maria Penha Oliveira
(61) 9 9333 0884

Adoção Passo a Passo

Imprensa

O Aconchego já foi notícia em vários meios de comunicação. Clique abaixo para uma compilação de algumas matérias já publicadas sobre nosso trabalho.

maos

Parceiros

O trabalho do Aconchego é realizado em parceria com diversas empresas, entidades e organizações que dividem o mesmo objetivo. Descubra como fazer parte deste time.

Parceiros

Parceiros

O trabalho do Aconchego é realizado em parceria com diversas empresas, entidades e organizações que dividem o mesmo objetivo. Descubra como fazer parte deste time.