Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Conheça o Aconchego e Nossas Ações

As ações do Aconchego foram criadas no intuito de alcançarmos nossa missão:
“Promover ações e tecnologias sociais transformadoras em prol da convivência familiar e comunitária
de crianças e adolescentes em acolhimento institucional”.

bg-video
Reproduzir vídeo
adocao-tardia

Adoção Tardia

Visa dar apoio técnico e suporte psicológico às famílias nos processos de adaptação e superação de dificuldades associadas a uma adoção tardia.

Apadrinhamento Afetivo

Programa para crianças e adolescentes acolhidos em instituições, acima de 10 anos de idade, que visa a construção de novos vínculos afetivos.

Click!

O momento da virada na história individual de crianças acolhidos/as no Distrito Federal.

encontro sobre doações

Encontros sobre adoção

Palestras públicas com o objetivo de apresentar e discutir temas relacionados à convivência familiar e comunitária, propor a reflexão e a troca de experiências sobre adoção para construção do vínculo de filiação.

familias-aconchegantes

Famílias Aconchegantes

Visa ilustrar, por meio de fotografias expostas em lugares públicos, a nova família brasileira formada a partir da adoção, rompendo preconceitos e tornando-a real e comum.

Irmão Mais Velho

Trabalho realizado com adolescentes e jovens do Ensino Médio de escolas privadas, com ações voltadas para a responsabilidade social.

Programas de Capacitação

Busca compartilhar com profissionais que compõem a rede do sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes do Brasil, as metodologias de seus programas que foram sendo construídas.

GRUPO LAÇOS

Visa trabalhar com os pretendentes, já habilitados pela VIJ, as questões pertinentes ao tempo de espera e que poderão contribuir para o sucesso da adoção.

Centelha

Capacitar adolescentes vivendo em instituições de acolhimento para o exercício do trabalho, contribuindo para sua real capacidade de escolha, autonomia e para a construção de um caminho próprio em suas vidas, através da disponibilização de cursos específicos nas mais variadas áreas, fornecimento de palestras, passeios, visitas guiadas, viagens, assessoria e amplo apoio.

Seja um Voluntário

“Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.” (Autor desconhecido).

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para uma determinada causa e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Esse conjunto de ações de interesse social e comunitário é feito por livre escolhe. Por um impulso solidário, o voluntário dedica parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social. Ele acredita que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade e assim está disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar um determinado público.

É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm alcançado metas onde o investimento governamental muitas vezes não tem conseguido atingir , seja na educação, saúde, lazer, ou em ações que promovam a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

amor

Seja um Sócio Mantenedor

“A sua doação é primordial para a continuação das atividades e dos nossos projetos”

Doar é um ato de generosidade. Sempre que doamos algo em nome de uma causa social, contribuímos para concretizar a mudança na vida de grupos que precisam de parceiros para construir caminhos novos e diferentes para suas vidas.

O Aconchego, desde a sua fundação, tem como alicerce fundamental a parceria contínua e preciosa de seu voluntariado, que doa tempo, comprometimento e amor à causa da convivência familiar e comunitária de crianças em situação de acolhimento institucional no DF.

Convidamos você a experimentar outra maneira de colaborar com as ações do Aconchego, sendo um sócio mantenedor da Instituição!

Adoção Passo a Passo

Adoção Passo a Passo

Convidamos todos aqueles que desejam tornar-se pais e mães adotivos a refletirem os seus desejos, a participarem de grupos de discussão, acompanhamento e de preparação para adotantes e a buscarem o caminho Legal para concretizarem o seu sonho.

Parceiros

Parceiros

O trabalho do Aconchego é realizado em parceria com diversas empresas, entidades e organizações que dividem o mesmo objetivo. Saiba quais as entidades que são parceiras do Aconchego e descubra como fazer parte deste time e dar apoio aos nossos projetos e ações.

Livro Unir para Cuidar

Livro Unir para Cuidar

O livro ‘Unir para cuidar – tecnologias sociais para promoção do direito à convivência familiar e comunitária’ é uma publicação organizada por Fabiana Gadelha e reúne o que de mais atual existe sobre a temática da adoção e da convivência familiar e comunitária.