Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego recebe o Grupo Pós-Adoção para oferecer suporte psicológico

Encontro visa auxiliar os processos de formação de vínculo e parentalidade por adoção

 Por Gabriella Collodetti

Neste sábado (19), o Aconchego receberá o grupo de pais do Grupo Pós-Adoção. O projeto, que possui o apoio do programa Criança Esperança, da TV Globo, tem o objetivo de proporcionar apoio e suporte psicológico às famílias nos processos de adaptação e superação de dificuldades associadas à adoção de crianças maiores ou adolescentes.

A ocasião é destinada às famílias que vivem o estágio de convivência, a guarda provisória ou já estejam com o processo de adoção concluído. Na data, os participantes serão recebidos por psicólogas com experiência nos processos de formação de vínculo e parentalidade por adoção.

As psicólogas Adriane Paiva e Soraya Pereira, que também é a presidente do Aconchego, estarão presentes para conduzir o momento.

“Nos grupos de pais, as queixas giram em torno das novas rotinas e aprendizagens provocadas pela nova configuração familiar bem como pelas dificuldades de vinculação e do sentimento de pertencimento. Nossa função é ajudá-los nesse tempo de adaptação, acolhendo suas dificuldades e oferecendo apoio psicológico para que encontrem novas possibilidades para uma convivência com seus filhos ou filhas de modo saudável, respeitoso e principalmente amoroso”, explica Maria da Penha Oliveira, coordenadora do Projeto Entrelaços, responsável por realizar os encontros mensais.

Além disso, segundo Penha, o grupo é um importante espaço para a construção de vínculos e amizades proporcionando a formação de uma rede onde podem buscar apoio em seus momentos mais difíceis. Vale destacar que o tempo de adaptação da criança e/ou do adolescente ao novo contexto familiar exige cuidados especiais por se tratar de um novo ambiente que está sendo descoberto.

“Cada uma das partes carrega uma mala com histórias, aprendizados, questionamentos, desejos e idealizações. Abrir essa mala e olhar seu conteúdo exige muita atenção, empatia e aceitação”, destaca Penha.

Para participar do encontro, é necessário acessar o link https://us02web.zoom.us/j/86232962777?EVGL3ZXTGxPUT09, a partir das 9h.

SERVIÇO:

O que: Encontro com o Grupo Pós-Adoção
Quando: Sábado, dia 19 de junho de 2021, a partir das 9h
Onde: Pela plataforma do Zoom https://us02web.zoom.us/j/86232962777?EVGL3ZXTGxPUT09
ID da reunião: 862 32962777
Senha: 452179

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *