Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Grupo Aconchego comemora primeiro mês do projeto “Entrelaços”

Por Sarah Farias

Iniciativa desenvolve ações que mobilizam a sociedade para a atenção às crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, na espera de uma família

Com início de suas atividades em janeiro deste ano, o projeto Entrelaços seguirá até o final de 2021 contemplando ações em quatro eixos: a divulgação e sensibilização da sociedade para uma nova cultura da adoção, especialmente a adoção de crianças maiores e adolescentes, por meio de palestras públicas realizadas mensalmente; a preparação continuada de famílias habilitadas e inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, através de encontros grupais realizados mensalmente; o apoio e acompanhamento de famílias que já se encontram em estágio de convivência, em processo de guarda ou com a adoção concluída, através de encontros grupais realizados mensalmente; e a perspectiva da criança e do adolescente sobre adoção, através de encontros grupais realizados quinzenalmente por um período de cinco meses.

O público primário são crianças e adolescentes acolhidos em instituições no DF e incluídos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), além de pretendentes inscritos no cadastro por meio da Vara da Infância e da Juventude do DF.  A ação conta com o apoio da Rede Globo, por meio do programa Criança Esperança.

A primeira etapa do projeto já foi colocada em prática com a apresentação do projeto à Vara da Infância e da Juventude, responsável legal pela condução dos procedimentos de adoção, seja no acolhimento dos pretendentes, seja na inclusão da criança no CNA.

A segunda fase acontece no próximo sábado (dia 13 de fevereiro), com a realização de reuniões com dois grupos: o primeiro com o Encontro sobre Adoção, que receberá pessoas da comunidade interessadas em saber mais sobre as motivações da adoção; e o outro, denominado Grupo Laço, que trabalha com os pretendentes à adoção já habilitados e inscritos no CNA. Este grupo tem o objetivo de trabalhar o tempo de espera do processo de adoção. Estes encontros acontecerão sempre no segundo sábado do mês até o final do ano.

Além desses grupos já existentes, o Entrelaços ocupa-se também da escuta das crianças e adolescentes como protagonistas de seu projeto de adoção, pois eles também adotam e precisam falar o que pensam sobre família, adoção, perfis de família que desejam e se realmente desejam uma família.

“O Aconchego trabalha na perspectiva de que um processo de adoção somente será bem sucedido se todas as partes estiverem bem preparadas”, conta Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do projeto.

SERVIÇO:

Encontro sobre Adoção:

Reunião será on-line, aberta à comunidade, sob coordenação das psicólogas Ana Carla Domingues e Beatriz Brandão.
Neste sábado (13/02), às 17 horas.
Link na plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/87551768914

Encontro com habilitados:

*Para participar é pré-requisito estar inscrito no Cadastro Nacional da Adoção.

Neste sábado (13/02), às 17 horas.
Link na plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/81523198247?
ID da reunião: 815 2319 8247
Senha de acesso: 069106
Mais informações: (61) 98473-6363/3245-4203 ou pelo email: contatos@acochegodf.org.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61 99216-9188)
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *