Aconchego | Convivência Familiar e Comunitária

Aconchego apresenta as etapas de convivência e filiação realizadas no processo adoção

Por Gabriella Collodetti

Neste sábado (14), a partir das 17h, o Aconchego promoverá o Encontro com Habilitados para abordar as etapas do processo de convivência e filiação, inerentes ao período pós-adoção. De acordo com a Organização da Sociedade Civil (OSC), crianças e adolescentes passíveis de adoção, bem como os pretendentes, após decisão judicial, possuem o seu cadastramento inserido no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Assim, obedecendo-se a uma ordem cronológica, mas também a partir do perfil da criança/adolescente que se pretende acolher, se estabelece uma espécie de fila de adotantes que aguarda o momento de convocação para apresentação ao futuro filho.

Chegado esse momento, o pretendente é convidado para conhecer o histórico da criança ou do adolescente. Se confirmado o interesse, é iniciado o estágio de apresentação e convivência, com acompanhamento das equipes de profissionais da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) junto com a instituição de acolhimento.

Essa etapa é crucial para o desenvolvimento de uma relação afetiva, de cuidado, de amar e respeitar um ao outro como se é, que vai permitindo, aos poucos, a mútua vinculação numa relação de parentalidade. Constitui, portanto, um processo, onde o conhecimento de suas fases e particularidades pode realmente contribuir para um resultado de maior sucesso.

As psicólogas Marilza Barbosa e Soraya Pereira, esta última, também presidente do Aconchego, irão conduzir o debate. O intuito do encontro é abrir um espaço de diálogo que possibilite a preparação de pretendentes, já habilitados pela VIJ, sobre as questões pertinentes às fases de adaptação e convivência  no período inicial do processo de acolhimento e vinculação do(a) filho(a) que chega por adoção.

Para    participar,      é          necessário    acessar          o          link      do       Zoom: https://us02web.zoom.us/j/87162338117.

 

SERVIÇO:
O que: Encontros com Habilitados (Grupo Laços)
Quando: Sábado, dia 14 de agosto de 2021, às 17h
Onde: Via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/87162338117)
ID da reunião: 871 6233 8117
Senha de acesso: 132134

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Gabriella Collodetti (61 99308-5704)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *